Olá pessoal!

Hoje quero compartilhar com vocês mais um roteiro sensacional!

Cancún que está situado no México e reúne duas coisas que os amantes de viagens mais gostam: praias maravilhosas e lugares mágicos recheados de história!

Tem passeios para todos os gostos e é possível viajar em casal, família ou até mesmo em grupos de amigos.

Eu viajei com meu marido e a nossa intenção era relaxar aproveitando ao máximo o que o hotel poderia oferecer e também fazer os passeios para vivenciar tudo que aprendemos na escola durante as aulas de história da cultura Maia.

Além de ser um lugar maravilhoso, os nativos são muito receptivos e não sentimos nenhuma dificuldade com a língua espanhola. Não falamos nada neste idioma e conseguimos nos virar muito bem, pois eles recebem tantos turistas brasileiros que já estão acostumados a usar um “portunhol” para nos auxiliar.

Cancún1
Cancún: Vista do mar em frete ao Resort Krystal Cancún

Onde se hospedar?

Hotéis e Resorts têm de monte e para todos os gostos e bolsos. Ficamos cinco dias no Resort Krystal Cancún, em três dias fizemos passeios que duram o dia todo ou um pouco mais que a metade do dia, então achamos mais conveniente pagar apenas pela estadia.

Para quem irá ficar mais dias ou quem irá fazer poucos passeios, minha sugestão é fechar um hotel ou resort All Inclusive.

Outra dica para quem irá fechar apenas a estadia é optar por ficar em algum hotel na Zona Hoteleira, pois será mais fácil e cômodo locomover-se até os restaurantes.

Praia em frente ao Resort Krystal Cancún
Praia em frente ao Resort Krystal Cancún

Onde comer?

Na Zona Hoteleira tem vários restaurantes locais de comida mexicana e franquias bem conhecidas como McDonald’s, Pizzaria Domino’s, Hard Rock Café, Hooters, Senor Frog’s e Vips.

Além disto, o shopping La Isla é de fácil acesso, fica há poucos minutos de distância e tem ônibus circulares que passam na Avenida principal (Blvd. Kukulcán). Lá você também terá mais algumas boas opções restaurantes.

Câmbio e compras

A moeda mexicana é bem desvalorizada comparada ao Real (Brasil), então comer em Cancún é mais barato que aqui no Brasil. Porém, não se iluda com compras, pois roupas e calçados são bem caros.

O que achei que vale muito a pena comprar lá foi bebidas e cosméticos no supermercado Select que fica na Zona Hoteleira e perfumes em algumas lojas do shopping La Isla, pois o preço é equivalente ao Duty Free e no período em que estive em Maio/2017, estavam com 25% de desconto. Não posso afirmar se sempre estão com este desconto, mas é importante checar e comprar os preços.

O que fazer e visitar

Como disse anteriormente, Cancún tem passeios para todos os gostos, mas se quiser apenas ficar nos hotéis ou resorts você também vai aproveitar, pois a maioria deles tem muitas atividades ou ainda pode apenas usar a estrutura do hotel para aproveitar as piscinas e as praias.

  1. Isla Mujeres

Isla Mujeres é uma pequena ilha na península de Yucatán no mar do Caribe e no período pré colombiano era sagrada e dedicada à Deusa Ixchel dos Maias. Quando os espanhóis chegaram, deram o nome de Isla Mujeres devido às diversas figuras de culto a esta Deusa que encontraram.

Por todas as suas belezas naturais hoje a ilha é muito visitada pelos turistas e tem diversas empresas e barcos que fazem roteiros de passeios.

O passeio começa bem cedinho e geralmente termina no final da tarde, mas tudo depende do roteiro da empresa que você contratou para isso.

Comprei o passeio através do site Decolar.com e incluiu uma paradinha para mergulho no mar, almoço, open bar no barco durante o deslocamento, translado do hotel até o Porto (vice-versa) e retornamos no final da tarde.

Minha opinião é que o passeio é bem agradável, muito bonito e a ilha tem toda infraestrutura necessária para receber os turistas.

Isla Mujeres1
Isla Mujeres
Isla Mujeres
Mar em Isla Mujeres
  1. Tchichen Itzá

Fiz a compra e o agendamento deste passeio através do site da Decolar.com, onde começou bem cedinho para fazermos o deslocamento que foi de aproximadamente duas horas e meia entre a Zona Hoteleira no estado de Quintana Roo e o sítio arqueológico no estado de Yucatán.

Esta famosa pirâmide é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno e lá é possível também visitar o Observatório, Campo do jogo de Pelotas, o Templo dos Guerreiros, o Cenote Sagrado (local onde ocorriam os sacrifícios de animais e humanos, mas não é possível entrar), entre outros.

A pirâmide é muito bem conservada, mas hoje em dia, já não é mais possível subir seus degraus ou entrar.

Neste passeio também estava incluso um pequeno lanche, pois dura o dia todo e retornamos no final da tarde ao hotel.

Não se esqueça de levar seu passaporte, pois como fica em outro estado, pode ser que seja solicitado.

Tchichen Itzá
Pirâmide Kukulcán
Campo da Pelota em Tchichen Itzá
Campo do Jogo de Pelota em Tchichen Itzá
  1. Tulum

Com duas horas de deslocamento entre a Zona Hoteleira e Tulum é possível se chegar às ruínas de onde viviam os Maias. Foi construída ao redor de uma imensa muralha e tem uma vista linda da praia de mar azul e areia branquinha!

Enquanto Tchichen Itzá era um local para cerimônia e jogos, em Tulum será possível ver um pequeno templo e as casas onde realmente viviam os Maias. O principal meio de sobrevivência era a produção do sal e a proximidade do mar facilitava o deslocamento de barco para a produção chegar até as demais tribos o que permitia a troca por outros produtos.

Fizemos o passeio com a mesma empresa dos passeios anteriores e também recebemos um lanchinho, pois o retorno ao hotel foi após o horário do almoço.

O bom destes passeios é que chegamos ao hotel ainda com o dia claro e pudemos aproveitar a piscina por um tempinho.

Tulum
Templo em Tulum “El Castilho”
Tulum1
Moradias Maias em Tulum
Praia em Tulum
Praia em Tulum
  1. Extras

Resolvi acrescentar algumas dicas de passeios extras, para que vocês tenham mais opções para montar o seu roteiro personalizado, mas estes últimos eu não fiz, pois minha escolha foi conhecer a história da civilização Maia ao vivo!

Além dos passeios acima, é possível visitar os vários cenotes (poços de água abertos ou dentro de caverns), a linda Playa del Carmen e os parques aquáticos X-Caret ou Xel-Há.

Para quem gosta de uma baladinha precisa fazer uma visita à Coco Bongo que é a mais conhecida e agitada de Cancún, onde tem shows musicais e acrobatas.

Estes passeios com certeza farão parte do meu roteiro de uma próxima visita à Cancún, mas caso você consiga ficar mais dias, não deixe de visita-los!

Até breve!

Vivikka Muniz

Anúncios