Olá pessoal!

Resolvi começar a minha série de posts sobre Buenos Aires falando deste bairro que achei um charme só… o bairro da Recoleta! Nele você vai encontrar prédios com uma arquitetura belíssima, parques, feirinha, museus, muitos cafés e restaurantes.

Esta viagem maravilhosa à Buenos Aires fiz com minhas duas irmãs onde nos divertimos e nos apaixonamos pela cidade!

Selecionei para vocês os principais pontos turísticos do bairro da Recoleta e posso garantir que é possível passar por todos eles em um único dia, pois foi o que fizemos.

Será corrido? Sim, é verdade que será! Por isso deixei os pontos turísticos em numa ordem que facilita as visitas, dado a proximidade destes locais. Além disto, deixei 2 passeios extras para você fazer caso consiga disponibilizar mais de um dia para visitar este bairro. Em dois dias você conseguiria passear tranquilamente por todos eles e apreciar a arquitetura maravilhosa que a cidade de Buenos Aires tem.

Cemitério da Recoleta

Confesso que fui bem resistente em colocar no roteiro, mas conversei com alguns amigos que já tinham ido, por fim minhas irmãs me convenceram e agora posso dizer que é um passeio obrigatório! Vale muito a pena! Sugiro que você cheque quais dias tem a visita guiada gratuita e chegamos com uma hora de antecedência para colocar seu nome na lista, pois tem número limitado de vagas.

Foi construído em 1822 e tem os túmulos das famílias mais poderosas de Buenos Aires, muitos generais, políticos, médicos, entre outros. O túmulo mais visitado é o de Evita Perón, mas não é o mais bonito, por isso, já aviso para não se decepcionar! Rsrs

Cemitério Recoleta1
Cemitério Recoleta

Basílica Nuestra Señora Del Pilar

Bem ao lado do Cemitério fica a Basílica de Nossa Senhora do Pilar inaugurada em 1732 e trata-se da segunda igreja mais antiga de Buenos Aires. Uma igreja bem bonita que na sua história foi local onde os casamentos mais luxuosos foram celebrados.

Basílica Nossa Senhora do Pilar - Buenos Aires
Basílica Nossa Senhora do Pilar

Centro Cultural Recoleta

Também foi inaugurado em 1732 e originalmente era onde os monges viviam, mas depois de 1832 ele foi usado para outras atividades como: asilo para mendigos, hospital universitário, entre outros, até que em 1980 foi inaugurado o Centro Cultural Recoleta. Lá será possível ter acesso à diversas obras de artes, shows e atividades. Também tem um museu bem interessante chamado “Prohibido No Tocar”. Consulte a agenda cultural aqui.

Centro Cultural Recoleta - Buenos Aires
Centro Cultural Recoleta

Feirinha

Bem em frente ao Cemitério você já conseguirá ver a Feirinha de Artesanato da Recoleta. Encontramos muitas barraquinhas de bijuterias, roupas, artesanato, bolsas, pinturas, etc. Acredito que é o melhor lugar para comprar lembrancinhas.

Feirinha Recoleta
Feirinha de Artesanato em Recoleta

Shopping de Decoração e Hard Rock Café

Ao lado do Centro Cultural tem um Shopping de lojas de decoração e dentro dele tem um Hard Rock Café e alguns restaurantes. Foi em um destes restaurantes que aproveitamos para fazer uma pausa no passeio e almoçar.

Shopping Recoleta Urban Mall

Bem ao lado do Cemitério tem um outro Shopping de lojas de roupas, calçados, restaurantes e tudo mais que você encontra num shopping tradicional. Deixei este shopping como dica caso queira fazer alguma comprinha ou uma refeição rápida para em seguida continuar a explorar o bairro da Recoleta.

Museu Nacional de Belas Artes

No final da feirinha, basta atravessar a rua e você verá o Museu Nacional de Belas Artes. Lá será possível encontrar o maior acervo de arte do país, mas infelizmente não conseguimos visita-lo, pois estava fechado para reforma. A previsão de reabertura é abril/2019. Mas fica a dica para quem for após esta data!

Museu de Belas Artes - Recoleta - Buenos Aires
Museu Nacional de Belas Artes em Recoleta – Buenos Aires

 

Faculdade de Direito

Atrás do Museu Nacional de Belas Artes fica o belíssimo e imponente prédio da Faculdade de Direito de Buenos Aires. Para acessá-lo tem uma passarela sob uma avenida enorme e aí já rende belíssimas fotos! Visitamos a Faculdade num domingo e ela estava fechada, mas para quem for durante a semana, vale a pena entrar e conhecer este prédio histórico.

Faculdade de Direto em Recoleta - Buenos Aires
Faculdade de Direito em Recoleta – Buenos Aires

Floralis Genérica

Conhecida por nós brasileiros como a Flor Metálica, a Floralis Genérica é uma escultura enorme localizada na Plaza de las Naciones Unidas, bem ao lado da Faculdade de Direito e foi feita em 1943 pelo arquiteto Eduardo Catalano. Esta flor se abre durante o dia e à noite suas pétalas ficam fechadas. Muito linda né?!

Floralis Genérica em Recoleta - Buenos Aires
Escultura Floralis Genérica em Recoleta – Buenos Aires

Livraria el Ateneo

Para finalizar o nosso passeio pelos principais pontos turísticos no Bairro da Recoleta, fechamos o dia na belíssima livraria El Ateneo. É a mais conhecida livraria em Buenos Aires e foi considerada pelo jornal The Guardian a segunda livraria mais bonita do mundo. Ela montada no prédio de um antigo e muito bem preservado teatro.

Livraria El Ateneo em Recoleta - Buenos Aires
Livraria El Ateneo

Extras

Museu Malba

Infelizmente não conseguimos visitar, mas deixo como dica o Museu Malba que onde está o famoso quadro “Abaporu” de Tarsila do Amaral e outras obras de Frida Kahlo, Di Cavalcanti, Cândido Portinari entre muitos outros grandes artistas.

Cafés e Bares

Ao redor do Cemitério da Recoleta você irá encontrar uma diversidade enorme de bares e cafés para se divertir à noite ao fazer aquela pausa estratégica para tomar um cafezinho antes de continuar a explorar a região à pé.

Bike Tour

Para quem tem disposição, também é possível fazer um tour guiado pelos bairros de Palermo e Recoleta de bike. Posso garantir que será um passeio muito bacana e vai lhe ajudar a conhecer os principais pontos mencionados aqui. Em breve farei um post exclusivo sobre o bairro de Palermo, aguardem!

E aí, gostaram das dicas? Se tiver qualquer dúvida deixe aqui nos comentários!

Até breve!

Vivikka Muniz

Anúncios